APRESENTAÇÃO
Durante os mais de
oito anos que me dedico a ministrar aulas tanto no SENAC, como no SENAI,
UNIGRANRIO e SIMONSEN, verifiquei que as aulas que mais resultados alcançaram
para o aprendizado dos estudantes e consequentemente as que mais determinaram a
conquista das competências necessárias aos cursos, foram aquelas nas quais usei
dinâmicas de grupo.
Descobri de forma pratica
que, assim como as crianças, aprendemos com mais facilidade e apreendemos mais
coisas com aquilo que no faz feliz. Com tudo aquilo que nos desafia na medida
certa e que nos faz usar habilidades e conhecimentos na medida exata. O
experimento e a participação coletiva se tornam um impulsionador para que
possamos nos superar, nos surpreender e com isso quebrar paradigmas e
preconceitos.
Como o próprio nome sugere,
dinâmica é algo que nos remete a movimento. O termo vem do grego dynamique, que
significa forte e era comumente agregado ao conceito de entusiasmo. Estar
entusiasmado era estar tomado por algum Deus, assim se alguém estava
entusiasmado por Marte, tinha o dom da batalha. Se estivesse entusiasmado e
dinâmico significava que além do dom, tinha a atitude do Deus.
Em física, dinâmica é
um ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo
e as causas desse movimento. É o componente que altera significativamente a
primeira frase da primeira lei de Newton (Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento
retilíneo uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela
ação de forças impressas sobre ele), determinando uma ação pela execução.
O princípio fundamental da dinâmica (segunda lei
de Newton) enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento
de um ponto material é igual à soma das forças aplicadas neste ponto.
Segundo várias fontes, a expressão dinamica de
grupo aparece pela primeira vez em um artigo públicado por Kurt Lewin, em 1944.
Esse artigo tratava da relação entre teoria e pratica na área da psicologia
social e ganhou vários adeptos nas mais váriada áreas das ciencias das relações
humanas.
Eu entendo a dinamica de grupo como um forte
aliado na ardua, mas gratificante atividade de educar, de transmitir
conhecimentos e competências simultaneamente. Uma ferramenta contundente e
penetrante que desconstroi e sacode as certezas, provocando mudanças gradativas
ou radicais no comportamento dos estudantes ou instruendos, transformando-os e
os qualificando melhor para a competitividade profissional e para a realidade
do dia a dia.
A dinamica de grupo é entendida por mim como o
mais forte instrumento para se educar com alegria e tentei elecar nesse
trabalho aquelas que seriam as mais aplicaveis para as diferentes situações de
aprendizado.
Segundo Celso Antunes: “Sabemos, hoje, que práticas escolares e jogos pedagógicos podem ser
usados como meio de estimulo das inteligências linguísticas, lógico-matemáticas,
espaciais, sonoras, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal”.
(Coleção Sala de Aula, Fasciculo 3, 7ª
ed., Ed. Vozes, 2008).
Esse
livro contem as mais variadas dinamicas coletadas
de diversas fontes e algumas criadas ou adaptadas por mim de jogos infantis ou
exercicios já existentes.
Não tenho a pretenção de assinar esse trabalho como
se o aqui contido fosse criação minha. Meu único merito foi ter coletado e
reunido num só conpendio várias experiências vivenciadas nesses meus mais de
oito anos como educador.
Meu único merito e de ter utilizado cada uma
dessas ferramentas e tê-las reunido aqui, graças a muitos que vieram antes de
mim, para ser útil, espero, a muitos que venham depois de mim.
Espero que gostem.
Paulo Panesi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SUA OPINIÃO. ELA É IMPORTANTE PARA MIM.